segunda-feira, 15 de março de 2010

O Buraco de Ozono

Rita Oliveira nº3

1.1 A Camada de Ozono

A camada do ozono é um gás azulado da família do oxigénio que se encontra na estratosfera formando um escudo de defesa de modo a proteger a terra dos raios ultravioleta prejudiciais à saúde do planeta quando emitidos em quantidades elevadas.

Desde os anos 70 que se tem medido a redução da concentração de ozono em locais específicos da atmosfera e de uma forma geral em todo o planeta. Esta fina camada é a única protecção que o nosso planeta dispõe para filtrar os perigosos raios ultra-violetas do Sol.


1.2 Principais responsáveis pela redução da Camada de Ozono


· Fontes Poluidoras (Unidades Industriais e de Produção de Energia);

· Fontes Móveis (Transportes);


· Acidificação (absorção de substâncias nocivas);


· Efeito Estufa (absorção das radiações).


1.3 Consequências da destruição da Camada de Ozono



Nos anos 80 confirmou-se a destruição progressiva da camada do ozono, com a consequente rarefacção designada por buraco do ozono. O aumento do buraco do ozono, tem consequências terrivelmente danosas para o planeta Terra na medida em que facilita a passagem dos raios ultravioletas à superfície terrestre com todas as implicações que isso provoca.


A maior parte da radiação ultravioleta emitida é absorvida pela camada do ozono. Este tipo de radiação é altamente nocivo para todos os seres vivos: humanos, animais e plantas. A subida dos níveis de radiações têm sido observados na Antárctica mas também em locais como nos Alpes e no Canadá.

Sem comentários:

Enviar um comentário