segunda-feira, 15 de março de 2010

As alterações climatéricas em Portugal










Uma Investigação sobre mudanças climatéricas em Portugal traça um cenário futuro de impactos negativos que vão desde o aumento da temperatura à diminuição da precepitação e até ao final do século os impactos mais negativos das alterações climatéricas serão registadas na Europa do Sul.
Para minimizar estes cenários é necessário diversificar as fontes de energia, adoptar políticas que obriguem à diminuição dos gases catalizadores do Efeito Estufa, de que é exemplo o protocolo de Quioto.



Consequências das Alterações climatéricas


- Tempestades inesperadas.

-Incêndios cada vez mais incontroláveis.

-Derrocadas no Litoral.

-Doenças inusitadas.

-Chuvas torrenciais.

-Inundações...

Variação do Clima

Sabiamos que o clima da Terra tem variado ao londo da sua história, com o início há mais de 4000 milhões de anos. Desde muito cedo houve ciclos de glaciação nos quais épocas glaciares, com formações extenças camadas de gelo, alternaram com épocas interglaciares, nas quais a temperatura mais elevada provocou a fusão dos gelos. A última época glaciar teve ínicio há aproximadamente 120000 anos e terminou há cerca de 20000 anos. Nessa época a temperatura média global era de 5º a 7ºC, menor que a actual e o nível médio do mar estava a 120m abaixo do actual.
Com o aumento da poluição e com o aumento da emissão dos gases para a atmosfera o clima tem variado.




A Influência da Humanidade
Recentemente a humanidade passo a ser um factor de alteração do clima da Terra por meios das emissões de gases aumento o efeiro estufa, pricipalmente o Co2, que resulta da queima dos combustíveis fósseis.
Esta continuada na composição da atmosfera irá provocar inevitavelmente uma mudança climática.








Aumento da Temperatura

Segundo as medições da temperatura para épocas anteriores a 1860(Desde quando se tem vindo a registar as temperaturas no globo), que puderam ser feitas a partir de sedimentos em lagos e nos gelos, o aumento de 2º a 6ºC que se prevê para os próximos 100 anos seria maior do que qualquer aumento da temperatura alguma vez registados desde o aparecimento da civilização humana na Terra. Torna-se assim quase certo que o aumento da temperatura que estamos a enfrentar é causado pelo Homem, não se trata de um fenómeno natural.
Trabalho realizado por: André Silva 10º PTT Nº4

Sem comentários:

Enviar um comentário