quarta-feira, 17 de março de 2010


Formas de aproveitamento económico da radiação solar
Aproveitamento de Energia Solar
Todos sabemos que, neste momento, quais são as consequências do uso de combustíveis fósseis como o petróleo. Ouvimos um milhar de vezes, o efeito de estufa provocado pelo excesso de dióxido de carbono na atmosfera que provoca a preocupação do aquecimento do globo e a eventual de gelo dos pólos, a chuva ácida em áreas próximas às zonas industriais, destruindo , solo, fauna e flora do nosso planeta. Além disso, o nevoeiro, o nevoeiro que cobre as principais cidades causada pela combinação das emissões de gás de combustão, com alguns outros fenómenos naturais, como as inversões, unidade e radiação solar, é uma das terríveis consequências da utilização de hidrocarbonetos. Em suma, todos nós sabemos que, se continuarmos emitindo gases em nossa atmosfera consequências indesejáveis será em breve irreversível. Nenhum de nós pode exercer ignorância de permanecer inactivo antes da destruição do nosso planeta e nossa saúde e os nossos filhos. Todos sabemos com certeza que o caminho do petróleo vai lentamente para catástrofe, de modo que a energia solar é a melhor alternativa.
Muitos grupos ambientalistas estão a tentar pressionar os Estados a obrigar as companhias petrolíferas a tomar medidas drásticas. Mas esta é uma tarefa árdua.Não se esqueça de que, nas mãos dessas multinacionais são as nações e as nossas próprias vidas, eles nos dão energia para as lâmpadas, para o aquecimento, para o computador, máquina de lavar roupa, lavar louça, elevador, carro e até a sua escova de dentes. Não esqueçamos que o petróleo é uma fonte de energia muito baratas, embora seja rentável esquecer completamente os cidadãos possam confiar em que afirma que as energias renováveis são um pouco mais caro e têm de investir muito dinheiro para a promover.
Tudo isto dito, para nos chamar à consequência de que não podemos esperar pelos outros para ajudar o nosso planeta, a nossa vida é para as nossas crianças. Se cada um de nós não agir, ninguém vai.
É por isso que temos trazido para o espaço a energia solar. A partir de energias renováveis como a eólica, das ondas, a diferença entre o aquecimento do oceano temperaturas, as marés, etc., O Solar é a mais fácil de usar ..
Neste momento, é possível que qualquer um de nós para instalar um painel solar em casa para fornecer a energia eléctrica necessária para todos os nossos trabalhos e que a nossa vida não é alterada em tudo, enquanto nós eliminamos as emissões de gases tóxicos o ar e existam empresas envolvidas no comércio de retalho conselhos para a nossa casa. Muitas pessoas já optaram por esta forma de energia limpa. Porque não temos desculpa. Depende da nossa própria decisão.

O equilíbrio energético no planeta

Em média, da radiação solar incidente (sobre o sistema Terra/atmosfera):
* 19 % é perdida por absorção pelas moléculas de oxigénio e ozónio da radiação ultravioleta (de alta energia) na estratosfera (onde a temperatura cresce com a altitude);

* 6% é perdida por difusão da luz solar de menor comprimento de onda - azuis e violetas - (o que faz com que o céu seja azul);

* 24% é perdida por reflexão - 20% nas nuvens e 4% na superfície. (O albedo do planeta é de 30% (6% difusão+24% reflexão).

* 51% é absorvida pela superfície. (Note que os valores apresentados são valores médios. Por exemplo, nos pólos a reflexão da radiação solar incidente é geralmente maior do que 24% e nos oceanos menor do que 24%.)
A energia radiada pela superfície da Terra, na gama dos infravermelhos, corresponde a cerca de 117% do total de radiação solar incidente (sobre o sistema Terra/atmosfera). Dessa energia, apenas 6% é emitida directamente para o espaço (emissão terrestre) e 111% é absorvida pelos gases de estufa da atmosfera, que reemite depois, de volta para a superfície, uma energia correspondendo a 96% da radiação solar incidente. Finalmente, uma energia correspondendo a 64% da radiação solar incidente é emitida pela atmosfera para o espaço (emissão atmosférica).
Note que estes números traduzem um equilíbrio no sistema Terra/atmosfera: a radiação emitida para o espaço é igual à radiação solar incidente [24% (reflexão) + 6% (difusão) + 64% (emissão atmosférica) + 6% (emissão terrestre) = 100%].
No entanto, em média, a superfície absorve mais radiação da que emite e a atmosfera radia mais energia do que a que absorve. Em ambos os casos, o excedente de energia é de cerca de 30% da energia da radiação solar incidente no sistema Terra/atmosfera:
superfície - energia absorvida: 147% (51% do Sol + 96% da atmosfera); energia emitida: 117%
atmosfera - energia absorvida: 130% (19% ultravioletas. + 111% emissão terrestre); emitida: 160% (64% para o espaço + 96% para a superfície)
A partir desta constatação pareceria que a superfície deveria ir aquecendo e a atmosfera arrefecendo. Isso não acontece porque existem outros meios de transferência de energia da superfície para a atmosfera que representam, no seu conjunto, uma transferência líquida de 30% do total de radiação solar incidente que equilibra o orçamento de energia no planeta.
O ar quente que se eleva na atmosfera a partir da superfície transfere calor para a atmosfera. Essa transferência de calor (o fluxo de calor sensível) corresponde a um valor de energia que é 7% do total de radiação solar incidente.
A evaporação da água na superfície do planeta corresponde a uma extracção de calor que acaba por ser libertado durante o processo de condensação na atmosfera (que dá origem à formação das nuvens). Essa transferência de calor (o fluxo de calor latente) corresponde a um valor de energia que é 23% do total de radiação solar incidente.

Ariana 10º PTT

Sem comentários:

Enviar um comentário